segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

LISBOA | Propostas da Cinemateca para Fevereiro convidativas como sempre


O trabalho da Cinemateca de Bolonha, o cinema norte-americano dos anos 70 e uma edição especial das Histórias do Cinema dedicada aos formatos do cinema (formatos de película cinematográfica e proporções de imagem) com Jean-Pierre Verscheure são os grandes destaques da programação da Cinemateca para Fevereiro de 2018.

Com o tema “As Cinematecas Hoje” será inaugurado em Fevereiro uma rubrica inserida nas “comemorações dos 70 anos da Cinemateca Portuguesa e do Ano Europeu do Património Cultural”, através da qual se pretende homenagear e mostrar em Lisboa o trabalho de diferentes cinematecas ao longo do ano.

A Fondazione Cineteca di Bologna dá o pontapé de partida, com a inauguração de um ciclo de dez filmes marcada para as 21:30 do dia 05 de Fevereiro com a projecção de IL GATTOPARDO, de Luchino Visconti, que contará com a presença do director da Fondazione Cineteca di Bologna, Gian Luca Farinelli, que no dia seguinte fará uma conferência pelas 18:30 com o tema POR UMA CINEMATECA EM VIAGEM.

O ciclo American Way of Life: Vidas em Crise propõe 22 filmes (oito primeiras exibições na Cinemateca) que retratam uma época de profunda crise na sociedade norte-americana, a década de 70.

Uma crise política na Casa Branca (o escândalo Watergate e o abuso de poder de Richard Nixon) provocou um clima de desconfiança e paranoia nas suas instituições e relações sociais. Um ambiente que lembra em tudo o nosso presente mas que não encontra, na Hollywood actual, obras com o mesmo risco, a mesma visceralidade, ou o mesmo cunho pessoal. Esta é a altura certa, por isso, para revisitar um conjunto de filmes que falam, sem concessões, sobre o nosso tempo.

Em Fevereiro estão de regresso as Histórias do Cinema. Num modelo diferente do habitual, o conservador e especialista em história das técnicas de Cinema Jean-Pierre Verscheure estará em Lisboa entre 19 a 23 para apresentar cinco sessões sobre a HISTÓRIA DOS FORMATOS: um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem.

As sessões terão lugar na Sala M. Félix Ribeiro e são antecedidas de trechos de vários filmes exemplificativos da evolução dos diferentes formatos ao longo da História do cinema. Cada sessão contará com a projecção de um filme exemplificativo do formato abordado. Os filmes a apresentar são SAFETY LAST! (Fred Newmeyer, 1923), RANCHO NOTORIOUS (Fritz Lang, 1952), RIVER OF NO RETURN (Otto Preminger, 1954), WEST SIDE STORY, (Jerome Robbins, Robert Wise, 1961) e THE PLEDGE, (Sean Penn, 2001). Todas as sessões-conferência são apresentadas em inglês.

Zita Ferreira Braga | Hardmusica

Sem comentários:

Mais lidas da semana