sexta-feira, 10 de julho de 2015

VARA... ELITES PORTUGUESAS PREVENTIVAMENTE ENCARCERADAS, JÁ!


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Armando Vara passou a noite nos calabouços da esquadra da PSP em Moscavide, Lisboa. Dirigente do PS e ex-ministro este Vara pode ser um pau de dois-bicos. Agora parece que tem que ver com o processo de Sócrates a que chamam Operação Marquês. Vá lá, a operação tem um acento circunflexo. Se não tivesse podia ser Marques. Marques? Marques Mendes? Oh não, esse faz cambalachos, mas são todos legais. É só porque ganha que se farta em grandes golpes de rins. E não tem de fazer diálise. Quem? O Marques Mentes. Mentes ou Mendes? Pois, Mendes.

Vara está a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre, aquele que apelidam de super-juiz. Ena. Num país super-miserável até temos um super-juiz. Um super-presidente, um super-governo, uma super-maioria (que já não é). Superes é o que não falta nas elites bacocas e descaradas presididas pelo Génio da Banalidade que é Cavaco Silva. Mas que elites da desgraça imperam nesta azarada e devastada sociedade lusa! 

Como se diz: É fartar vilanagem!

Já há apostas. Vara fica preso e vai para Évora ou Carregueira? Vara é libertado depois de falar com o juiz Alexandre? Apostem no que quiserem. Por aqui no PG só apostamos que estamos perante elites que se abarbataram dos principais centros de poder e que - vai na volta - mereciam todas, todinhas, ser preventivamente encarceradas, já! Uma questão de triagem dos verdadeiramente criminosos e dos nem por isso. Até do juiz Alexandre, como de outros, já duvidamos. Justiça? Onde? Quem? Já quase não confiamos em nenhum deles, nas elites. Ena! Mas que super-país! (MM / PG)

Armando Vara está a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre

O ex-governante do PS é suspeito dos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O ex-ministro Armando Vara começou a ser ouvido esta sexta-feira pelo juiz Carlos Alexandre no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, após ter sido detido na quinta-feira por suspeitas dos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Vara está a ser investigado no âmbito da Operação Marquês sobre os negócios relativos ao empreendimento Vale do Lobo.

Trata-se do mesmo processo que conduziu o antigo primeiro-ministro José Sócrates à prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.

A PSP participou ativamente em buscas que decorreram quinta-feira em vários pontos do país, nomeadamente na sede da Caixa Geral de Depósitos, de que Armando Vara foi administrador. As diligências decorreram em coordenação com o Departamento Central de Investigação Criminal (DCIC).

A PGR confirmou ontem em comunicado que decorreram "buscas domiciliárias, em instalações de sociedades e numa instituição bancária", levadas a cabo pelo Ministério Público, a Autoridade Tributária e PSP.

O ex-governante passou a noite no comando de Moscavide da PSP, tendo saído um pouco antes da hora de almoço de sexta-feira para ser ouvido por Carlos Alexandre.

Em setembro do ano passado, Armando Vara foi condenado a cinco anos de prisão efetiva no âmbito do processo Face Oculta por três crimes de tráfico de influências.

Na foto: Armando Vara à chegada ao Tribunal de Aveiro que o condenou a cinco anos de prisão efetiva por três crimes de tráfico de influência - PAULO NOVAIS/LUSA

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana