quinta-feira, 9 de julho de 2015

CURTAS DO QUOTIDIANO DA GUINÉ-BISAU EM “CONSENSO DITATORIAL”, A REALIDADE




Do Ditadura do Consenso, de António Aly Silva, em Bissau, selecionamos algumas breves notícias e apontamentos que nos aproximam muito mais de realidade da Guiné-Bissau.

- RIP/ÚLTIMA HORA: Faleceu em Lisboa o escritor guineense António Felix Siga. Paz à sual alma e condolências à família.

- Kanua matchu na hora di duzuspero... - O Conselho de Ministros aprovou a construção de um novo bairro a que chamou (erradamente) NOVO BISSAU. Se Bissau é no feminino porque é que o nome será NOVO e não NOVA?! Temos de ser sempre medíocres em tudo o que fazemos? Mudem esse nome para NOVA BISSAU - já!

- TORTURADO ATÉ À MORTE: O juíz de Instrução Criminal decretou ontem a prisão preventiva a cinco dos 10 agentes da polícia de ordem pública de Bissorã, acusados de terem torturado até à morte o cidadão nacional Tchutcho Mendonça, de 37 anos de idade, na sequência de uma denúncia da Liga Guineense dos Direitos Humanos. Aos restantes cinco foram aplicadas medidas de coação de termo de identidade e residência. 

- EUA admitem colaborar com a Guiné-Bissau em exercícios militares - Os Estados Unidos da América admitem colaborar com a Guiné-Bissau em exercícios militares, anunciou hoje o secretário de Estado da Marinha norte-americano, Ray Mabus. "Falámos de programas específicos em que a Marinha e os fuzileiros podem colaborar com a Guiné-Bissau", nomeadamente, na realização de exercícios e treinos conjuntos, referiu após encontros com as autoridades guineenses.

Ray Mabus, o mais alto dirigente da administração norte-americana a visitar a Guiné-Bissau até hoje, reuniu-se com a ministra da Defesa, Cadi Seidi, com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, e com o Presidente da República, José Mário Vaz. A visita inseriu-se num périplo daquele responsável por países africanos.

Os encontros com as autoridades guineenses serviram para reforçar "o envolvimento que existe entre os dois países. Dei os parabéns ao Presidente pelo aniversário da democracia", numa alusão às eleições do último ano que puseram fim ao regime de transição que sucedeu ao golpe de Estado de 2012.

O secretário de Estado norte-americano Ray Mabus destacou também a atual agenda reformista guineense. "A democracia, a transparência do Governo e o controlo civil dos militares permitem este relacionamento" entre EUA e Guiné-Bissau, concluiu.

- NOTÍCIA DC: O Procurador Geral da República, telefonou pessoalmente ao actual secretário de Estado da Cultura e Desportos, Tomás Barbosa, para lhe dar conta de que será ouvido em futuras diligências por causa da sua passagem pelas Pescas. A resposta do governante é que não foi de modas: "Sr. Procurador, eu não tenho medo de nada. Há pouco tempo tinha toda a tropa à minha procura!"...Tomás Barbosa referia-se à caça ao homem de que foi alvo depois do golpe militar que depôs o primeiro-ministro, Carlos Gomes Jr.


Na foto: António Aly Silva – Ditadura do Consenso 

Sem comentários:

Mais lidas da semana