terça-feira, 25 de novembro de 2014

AGUIAR-BRANCO CHAFURDA NO CHIQUEIRO TIMORENSE CONSPURCANDO PORTUGAL



António Veríssimo, Lisboa

A visita do ministro da Defesa de Portugal a Timor-Leste neste momento, depois de há poucas semanas se ter verificado o exagero da expulsão de portugueses por parte de Xanana Gusmão e da maioria parlamentar timorense, vem provar o mau caráter dos governantes que há mais de três anos integram o governo de Portugal. Para eles contam outros valores que não a dignidade da Nação.

Aguiar-Branco, o ministro visitante da pasta da Defesa lusa, foi provar a Xanana Gusmão que pode pisar e repisar os portugueses que nem por isso o governo de Portugal se sente afetado. Para ele e para o governo de Passos dignidade é somente uma palavra. Não um requisito que deva ser tomado em grande consideração e respeito mútuo nas relações entre pessoas e países.

Dir-se-á que esta é somente uma questão política e que na política não existe dignidade. Não existe só se não quiserem. E quando não querem dão razão aos que afirmam convictamente que a política é um chiqueiro onde os porcos chafurdam nas gamelas de acordo com os seus apetites.

Após o exagero da expulsão dos juízes e do oficial de polícia portugueses de Timor-Leste, o governo de Portugal devia fazer sentir aos governantes e deputados da maioria timorenses, a Xanana Gusmão, que haviam errado. Que apesar de respeitar a soberania timorense não pactuava com intromissões do governo nos poderes judiciais e muito menos expulsar portugueses que têm sido incansáveis na missão de contribuir para a independência e instauração da democracia timorenses, tendo Portugal sido um dos maiores doadores àquele país. Que assim sendo a ofensa à dignidade de Portugal merecia resposta adequada e que por algum tempo toda a cooperação ficaria suspensa. Incluindo a do setor da Educação.

Essa era a medida adequada para um primeiro-ministro e ministros investigados em processos nas mãos de juízes portugueses que apontavam envolvimento em atos de corrupção e que por isso foram expulsos do país.

Mas não. Lá foi e lá está em Timor-Leste Aguiar-Branco a saracotear a sua docilidade para com quem não respeita Portugal e os portugueses. O que, pensando bem, não será de admirar porque da parte dos governantes portugueses acontece o mesmo. Por essas e outras atitudes dignas do tal chiqueiro é que Portugal anda no mundo pelas ruas da amargura e se mais não anda deve-o exclusivamente aos portugueses que nas suas vidas quotidianas no exterior, na emigração, têm sabido ser os melhores representantes da universalidade lusa que herdámos dos antanhos descobridores e heróis das naus que nos transportaram por oceanos desconhecidos a descobrir mundo ao mundo.

Entenda-se. A falta de dignidade não cabe a Portugal nem aos portugueses mas sim aos que depois de se apanharem eleitos através de falsas promessas mostram que por Pátria têm o cifrão e que nada se incomodam de andarem de mãos dadas com ditadores e corruptos que nos seus países ficam indiferentes à fome e miséria dos povos e ao défice que causam na democracia e justiça. Aliás, é aquilo que também estes governantes lusos exercem em prática em Portugal.

“As relações com Portugal estão boas”, afirmou Xanana Gusmão. Olha que não. Nem Aguiar-Branco, nem o governo, nem Cavaco Silva são Portugal. Portugal são todos os portugueses. Foram esses que Xanana expulsou escandalosa e indevidamente. Ferindo assim a dignidade de Portugal.

É grave que Aguiar-Branco  encontre capacidade para chafurdar no chiqueiro timorense arriscando-se a conspurcar Portugal. Por isso Xanana respondeu aos jornalistas, soberano, rebuscando o fingidor comovido que lhe conhecemos: "Eu ofendi Portugal? Acha que eu ofendi Portugal?" 

Não, que ideia!

2 comentários:

Anónimo disse...

É triste depois da vergonha do comportamento de Timor, agora vão lá ver se conseguem mais uns trocos.

Aonde estão os barcos oferecidos a TL? Agora vão ajudar na Força Aérea?

Tem paciência branco.

Está na hora de deixar o Xanana, bater com os cornos na parede, a ver se doi.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Marina disse...

Agora ao ler esta noticia, fiquei muito triste e revoltada, como é que é possível, pisarem-nos, mostrarem ao mundo que nós somos uns incompetentes e expulsam pessoas do nosso pais e depois vão os nossos governantes pedir batatinhas, será que não temos dignidade?!! O dinheiro é que se move?!! Sabem o que eu digo?! PQP para esses gajos todos, tanto os nossos governantes como a escumalha dos governantes Timorenses....

Mais lidas da semana