quinta-feira, 4 de abril de 2013

Livre circulação no espaço lusófono na Cimeira da CPLP em Díli, diz secretário executivo




JSD – APN - Lusa

Cidade da Praia, 03 abr (Lusa) - A questão da livre circulação no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um tema que deverá ter "luz verde" na próxima cimeira da organização, em Díli, disse hoje o secretário executivo dos "oito".

Murade Murargy, que falava aos jornalistas no final da palestra que proferiu na Cidade da Praia e subordinada ao tema "Repensar a CPLP", indicou que a ideia foi levantada pelo presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, num encontro realizado antes da comunicação feita no Ministério das Relações Exteriores cabo-verdiano.

"É preciso sermos otimistas. Falei hoje com o Presidente de Cabo Verde e ele avançou a ideia para que, em Díli, já haja luz verde sobre a livre circulação. Não total, mas, pelo menos, faseada. É nisso que estamos a trabalhar", sublinhou Murargy.

O secretário executivo da CPLP lembrou que a descontinuidade geográfica e a inserção dos diferentes Estados membros em outras organizações regionais tem impedido maiores avanços, mas mostrou-se otimista em que, pelo menos nalgumas categorias profissionais, se possa avançar, faseadamente, nesse sentido.

Murargy está em Cabo Verde desde sexta-feira passada, mas só segunda-feira é que iniciou a visita oficial de três dias a Cabo Verde, que hoje terminou com a palestra.

Quinta e sexta-feira, já fora da esfera oficial, Murargy participa, ainda na Cidade da Praia, na Conferência Luso-Francófona de Saúde (COLUFRAS), que congrega um crescente número de instituições, associações e profissionais da saúde dos países francófonos e lusófonos, principalmente do Brasil e do Canadá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Livre circulação? Esperemos que sim. Mas vislumbra-se de que os cidadãos dos PALOPs irão enfrentar muitos problemas se tratam de entrar em Portugal.

Mais lidas da semana