sábado, 8 de setembro de 2012

Moçambique - Escreve a revista FORBES - Valentina Guebuza: a princesa milionária

 

Canalmoz, em 31 agosto 2012
 
A revista apresenta Valentina Guebuza como uma jovem “empreendedora”, que ganhou a riqueza com o trabalho. O texto é assinado por Emanuel Novais Pereira, introduz a filha do chefe de Estado moçambicano como “uma das maiores actoras da economia crescente de Moçambique”, diz que “Valentina tem “apenas 32 anos”, mas “é gestora da empresa da família (Guebuza) a ‘Focus 21’”, representando por isso “uma nova classe de empreendedores: jovem, profissional e rica”.
 
Segundo a revista FORBES, desde 2006 (quando Guebuza já era chefe de Estado), Valentina começou a dirigir o grupo empresarial da família Guebuza, a ‘FOCUS 21’, que são negócios avaliados em 5 milhões de dólares norte-americanos. O grupo FOCUS tem interesses em diversas áreas, desde comunicação, consultorias, logística, exploração mineira.
 
Em declarações à FORBES, Valentina Guebuza diz que a empresa da família surgiu há duas décadas, mas reconhece que nos últimos anos firmou negócios lucrativos. Cita-se na revista parcerias da empresa da família Guebuza com as ‘Cervejas de Moçambique’ e com a ‘Star Times Internacional’ para a constituição da Star Times Moçambique, que tem Valentina Guebuza como Presidente do Conselho de Administração.
 
Na Reportagem, Valentina Guebuza conta a história de uma infância humilde e de uma jovem que foi trabalhadora da classe baixa.
 
Quanto à infância, diz que jogava futebol e ajudava em trabalhos domésticos em casa como “lavar a loiça”. Diz que enquanto estudava engenharia civil, foi trabalhando num restaurante, e também secretária e no último ano do curso iniciou uma consultoria numa empresa de consultoria em engenharia civil onde ganhou a experiência prática da área.
 
A filha do chefe de Estado não menciona o restaurante onde trabalhou, não diz também em que empresa foi secretária.
 
Ao longo da Reportagem, Valentina foi mencionando a sua “história de sucesso” e do seu reconhecimento internacional em fóruns internacionais como a participação na última reunião G20, e no “Fórum dos Líderes do Amanhã”, eventos que aconteceram quando o pai de Valentina já era chefe de Estado.
 
Por fim, a revista FORBES faz comparação do “empreendedorismo” da filha de Guebuza com o da filha de José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos.
 

3 comentários:

Anónimo disse...

muito bom, tão jovem e empreendedora, os meus parabéns jovem Moçambicana.

Anónimo disse...

estou de acordo, assim aumenta o mercado de empregado para mocambicanos, forca desse lado!

domingos mbera disse...

A jovem tem trabalhado mais que aparecer nos midias eu dou o meu voto a ela

Mais lidas da semana